Os Numeros de 2017

Em ano de comemorações dos 20 anos de actividade como estrutura profissional a companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, produziu, apresentou e divulgou o seu trabalho um pouco por todo o mundo.

Estivemos em 9 países, recebemos 3 prémios internacionais e 1 nomeação. Fizemos 101 apresentações de 10 produções diferentes e 1 estreia.

Em Portugal apresentámos as nossas produções em mais de 20 localidades de norte a sul do país, na rua e em teatro. Em festivais ou outros eventos de onde destacamos o Festival Periferias –  Sintra, o Festival Mar-Marionetas 2017 –  Espinho, as comemorações do 25 Abril 2017 nos Jardins do Palácio de São Bento em Lisboa, o Festival EI! Marionetas em Gondomar, o MÓ! Festival de marionetas em Oeiras, a Feira Afonsina em Guimarães, o MIMMOS – Mostra de Teatro de Marionetas, Máscaras e Objetos de Sintra, a Bienal Internacional de Arte de Cerveira - Vila Nova de Cerveira, o Caldas Anima em Caldas da Rainha, o FOME - festival de objectos e marionetas em FARO entre outros.

“Lúmen – uma história de amor” foi o maior projecto alguma vez feito pela companhia que, em 8 meses de trabalho, envolveu cerca de 100 pessoas. Criou-se um dos maiores espectáculos de marionetas alguma vez feitos em Portugal com marionetas de 5 metros de altura, e ao qual assistiram mais de 30 mil pessoas em três dias.

O nosso maior agradecimento, por acreditarem nas entidades criativas locais, vai para o Município de Alcobaça e a Região de Turismo do Centro, não deixando de fora todos os voluntários envolvidos neste mega projecto.

Pelo mundo destacamos vários locais e eventos que nos receberam e aplaudiram como o Festival Mondial des Théâtre de Marionnettes em Charleville-Mézières na França, o Harmony World Puppet  Kanchanaburi na Tailândia, o Festival  LES MARIONNETTES SAUVAGES  - Lasauvage no Luxemburgo, o Gent - International Puppetbuskersfestival na Bélgica, EXPO o  World Puppet Festival em Astana no Cazaquistão, Kyiv Puppetry Festival na Ucrânia, o PUN International Puppet Festival em Kolkata na India e o Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe.

Recebemos várias distinções pelo nosso trabalho durante o ano como o Troféu "Puppeteers for Peace" no Harmony World Puppet Festival em Kanchanaburi na Tailândia. A Nomeação para "Best Manipulation" no Word Puppet Festival EXPO 2017 Astana no Cazaquistão.

O Prémio "Best Director" no EXPO2017 Word Puppet Festival Astana no Cazaquistão.

O Prémio "Preservation of traditions of ancient street theatre" no 1º Kyiv International Festival of Puppet Theatre na Ucrânia.

 

Organizámos a 20ª edição do Marionetas na Cidade – Alcobaça 2017 com participantes de Espanha, Argentina, Hungria, Itália, França e Portugal, com um total de 23 espectáculos, 2 workshops de construção de marionetas, 1 exposição de fotografia e 2 documentários.

Agradecemos ao Município de Alcobaça, à União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, à ACSIA, Crédito Agrícola de Alcobaça, Mosteiro de Alcobaça, Museu do Vinho, Zé da Loja, Hotel Santa Maria, Hotel D. Inês de Castro e UNIMA-Portugal o apoio dado na organização da 20ª edição deste evento.

 

Queremos agradecer o apoio à internacionalização da companhia em particular à DGArtes – Direção Geral das Artes e Fundação GDA. À embaixada de Portugal em Kiev na Ucrânia pela deslocação. À embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe e ao Centro Cultural Português em São Tomé por tudo e mais alguma coisa. Dos países por onde andámos - Tailândia, Luxemburgo, Bélgica, Cazaquistão, França, Ucrânia, India, São Tomé e Príncipe e Espanha.

Por fim agradecer a todos os que nos têm apoiado por continuarem a acreditar no projecto que todos os anos cresce e se expande.

Sempre com o teatro de marionetas como objecto principal do seu trabalho, S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos há 20 anos de Alcobaça para o mundo. Obrigado!!

S.A.Marionetas

Sofia Olivença Vinagre

Natacha Costa Pereira

José Manuel Valbom Gil

S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, TEM O APOIO de:

todos os conteúdos estão protegidos pelos direitos dos autores - s.a.marionetas © 1997 

...página em permanente actualização...