Lúmen

uma história de amor

LÚMEN uma história de amor

O projecto Lúmen é a mais recente produção de teatro de marionetas da S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. Trata-se de uma produção com marionetas de grande escala que envolve as populações locais e instituições musicais. Desta união de esforços nasce um espectáculo com cerca de 60 participantes iluminando a noite através de uma narrativa musical e de movimento onde todos os que assistem participam. A grandeza das personagens, com 5 metros de altura, que deambulam perto do património edificado contando histórias que se confundem com as locais. Pretende-se realçar a grandiosidade do homem e da sua história através da monumentalidade das suas criações que pedra sobre pedra criaram um património a preservar pelas gentes de hoje e de amanhã.

 

O homem sempre sentiu uma grande necessidade de erguer construções simbolizando a sua grandeza ou a das suas crenças. Esta necessidade de se afirmar levou-o a procurar conhecimento desenvolvendo o intelecto e realizando obras de uma beleza universal. Imaginemos agora que numa realidade paralela existe um mundo com vontades idênticas às nossas, onde o conhecimento e a sabedoria são também adorados.

Vindos de terras remotas os portadores do conhecimento e da luz fazem um caminho longo para depositarem os seus saberes no local sagrado. Pelo caminho espalham a boa nova a todos os que os quiserem acompanhar nesta jornada, onde a união da luz fará nascer a sabedoria e a luz pura para iluminar e guiar os mais audazes. 

Ao início, um ser sozinho e moribundo vagueia à procura de luz. Esta procura tem um novo despertar com a chegada dos portadores do conhecimento e da luz que os leva também a criarem construções para veneração colectiva. Da união de luz, nasce a sabedoria em forma de ser feminino, símbolo do nascimento da pureza e do amor. Com esta nova presença a vida tem mais alegria e ânimo, criando um sentimento de mais luz e esperança celebrando a sua grandeza dançando. A descoberta da paixão invade os seres de luz e dessa união espalha-se a sabedoria por todos numa alegria contagiante. Os portadores do conhecimento e da luz deixam-se levar pela onda de felicidade dançando e rodopiando.

Mas desse êxtase de emoções, sugada por todos, mãe luz acaba por esmorecer afastando-se de tudo e de todos apagando-se suavemente. Então rapidamente todos percebem que sem ela a vida não é tão luminosa e apressam-se a confortá-la renascendo esta outra vez numa felicidade sem igual, onde em harmonia o amor se espalha como pólen num campo de flores. Deixando no final às gerações futuras a responsabilidade de manter a luz viva, preservando-a e transmitindo o significado da sua grandeza patrimonial.

 

 

FICHA ARTISTICA

Original

José Gil, Sofia Olivença Vinagre e Natacha Costa Pereira

Design das Marionetas

Natacha Costa Pereira

Música Original

Mário Marques

Figurinos

Sofia Olivença Vinagre

Construção das Marionetas

José Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre, Luís Gil, Silvina Freitas

Mecanismos das Marionetas

José Gil, Natacha Costa Pereira, Luís Gil

Estruturas Cénicas

Bugalho – atelier de ferros

Iluminação e electrónica das marionetas

Pedro Cardoso

Vídeo mapping

Olho de Boi – produção de vídeo

Fotografia

Márcia Bellotti e Luíza Porto

Sistemas de som e luz

Óbidos produções audiovisuais

Coordenação de projecto

Sofia Olivença Vinagre

Produção

Câmara Municipal de Alcobaça │ Turismo Centro de Portugal │ S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Duração
1 hora = 30 minutos cortejo + 30 minutos espectáculo