desde 1998

​Festival "Marionetas na Cidade"

A  L  C  O  B  A  Ç  A

22º Festival Marionetas na Cidade – Alcobaça – 2019

 

Em 2019 Marionetas na Cidade cumpre 22 anos sem interrupção. 21 Anos cumpridos de companhias nacionais e estrangeiras com espetáculos para a infância e para o público em geral, exposições, debates, filmes, workshops, que pensamos terem sido uma amostragem variada de estilos, técnicas e temáticas. Vinte e um anos de trabalho conjunto da S.A.Marionetas, do Município, da Junta de Freguesia, dos Comerciantes e de toda a população alcobacense.

A edição de 2019 reveste-se de um simbolismo e importância especiais pois será em forma de tributo ao património teatral de marionetas tradicional. A temática insere-se no âmbito da candidatura apresentada em 2015 à DGPC para que o Teatro Dom Roberto passe a constar do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial garantindo, assim, a sua preservação e continuidade para memória das gerações futuras. Espera-se o anúncio da entrada desta forma de teatro de marionetas para esta listagem precisamente para este ano, fazendo, pois, todo o sentido ter uma edição especial à roda do tema.

Assim abrimos esta edição com uma apresentação do espectáculo Teatro Dom Roberto por José Gil que acompanha a inauguração da exposição de marionetas no Museu do Vinho de Alcobaça intitulada Marionetas do Mundo - espólio da companhia S.A.Marionetas, patente ao público, gratuitamente, de 5 de Setembro a 5 de Outubro pelas 18h00.

No dia 6 de Setembro os espectáculos são durante a noite na praça 25 de Abril com o Circo Máximo pela companhia Marimbondo às 21h30 e às 22h00 O Circo das Marionetas pela companhia Marionetas da Feira.

Dia 7 de Setembro a Mãozorra apresenta o seu Teatro Dom Roberto no Mercado Municipal de Alcobaça pelas 11h00 e o programa segue toda a tarde na Praça 25 de Abril das 15h30 às 18h00 com Ricardo Ávila e Marionetas Mandrágora com os seus teatros de Robertos. Juraj Hamar vem da Eslováquia apresentar o primo do nosso Dom Roberto, seu herói tradicional o Gasparko. A companhia A Bolha, uma estreante no festival, apresenta o espectáculo intimista Histórias de encontrar e a companhia Boca de Cão vem deambular com os seus Agostinho e Felicidade. O Circo das Marionetas das Marionetas da Feira encerra a tarde. No Cine Teatro João d´Oliva Monteiro às 21h30 Daniel Bernardes e S.A.Marionetas apresentam, em estreia nacional, o projecto Consonância – Piano e Dom Roberto a não perder.

No dia 8 de Setembro tudo se passa na Praça 25 de Abril entre as 15h30 e as 18h00. Começamos com a apresentação dos Robertos de Ricardo Ávila que vem dos Açores e também os Robertos de Filipa Mesquita da companhia Mandrágora. Gasparko da Eslováquia, primo do Dom Roberto vem pela mão de Juraj Hamar. Agostinho e Felicidade da Companhia Boca de Cão continuam a alegrar o recinto e terminamos com As histórias de Encontrar da companhia A Bolha. São 21 Apresentações em 4 Dias de 9 Companhias que apresentam 11 produções. 1 Estreia Nacional e 1 exposição de marionetas.

Muitas razões para vir a Alcobaça assistir ao festival de teatro de marionetas mais antigo da zona centro do país que este ano pela quinta vez consecutiva tem o selo de qualidade europeu EFFE – Europe for Festival Festivals for Europe.

CONSONÂNCIA

Piano e Teatro Dom Roberto

 

Consonância é um projecto que junta duas artes de palco que têm em comum o domínio do improviso e a consonância pelo movimento livre na musicalidade e na teatralidade. No ano em que o teatro tradicional itinerante de marionetas português - Dom Roberto - está prestes a entrar para a lista de Património imaterial de Portugal,  José Gil, marionetista da companhia S.A.Marionetas e executante deste teatro com origem no século dezoito, junta-se ao pianista Daniel Bernardes para uma aventura de sons, movimentos e emoções criando uma realidade por vezes abstracta num paralelo teatral tradicional com sons de modernidade. Dois executantes dos seus saberes num jogo improvável entre um piano e o teatro Dom Roberto.

Estreia Nacional

dia 07 de Setembro no Cine -Teatro de Alcobaça 21h30

estrada única €5.00 - maiores de 4 anos

Marionetas do Mundo

Espólio S.A.Marionetas

 

Nos últimos 22 anos a companhia S.A.Marionetas viajou um pouco por todo o mundo desde a Ásia a África passando pela Europa e Américas. Apresentou as suas produções em teatros, ruas e eventos representando Portugal e Alcobaça. Destas viagens trazemos sempre recordações e experiências únicas com o fascínio pela cultura teatral dos lugares que visitamos procurando perceber se existe alguma tradição em teatro de marionetas. Ao longo dos anos fomos descobrindo construtores de marionetas que ainda preservam esta arte milenar tentando adquirir marionetas que sejam utilizadas na apresentação destas tradições. Desta procura constante surge este conjunto de marionetas que fazem parte do espólio da companhia e que contam as nossas aventuras por terras distantes e não só. Alguns destes objectos foram adquiridos, outros oferecidos e ainda outros trocados sempre com o intuito de um dia os mostrar ao público. Assim eles aqui estão nesta mostra que por um lado é representativa do teatro de marionetas de diversos continentes e ao mesmo tempo conta as viagens da companhia pelo mundo.

 

Museu do Vinho de Alcobaça

De 5 de Setembro a 5 de Outubro de 2019

Entrada Livre

inauguração dia 5 de Setembro às 18h00 com espectáculo "Teatro Dom Roberto" por S.A.Marionetas

O Festival  Marionetas na Cidade recebe o selo de qualidade do EFFE  desde  2015 e mais uma vez voltou a receber esta distinção.  (Europe for Festivals, Festivals for Europe). "Experts recognize that this festival's connection with local community stands out as its main strength. The International Jury considers that the festival meets the EFFE criteria. "
http://www.effe.eu/festivals…

A EFFE é uma porta de entrada na Europa para Festivais Culturais e tem como objetivo ampliar o conhecimento do que está a acontecer no mundo dos festivais, ao mesmo tempo que promove a excelência e a inovação. O selo agora recebido pelo festival Marionetas na Cidade é dado quando os festivais têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial. 

A partir deste momento, o Marionetas na Cidade, da companhia S.A. Marionetas, está incluído num completo guia de festivais que será amplamente divulgado, contendo notícias e informação prática sobre cada evento, como rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho. A EFFE irá, assim, dar maior visibilidade e audiência, bem como novas possibilidades de networking.

S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, TEM O APOIO de:

todos os conteúdos estão protegidos pelos direitos dos autores - s.a.marionetas © 1997 

...página em permanente actualização...