top of page

A Companhia

Aqui ficam algumas informações sobre produções da companhia (não todas, obviamente) que, por «alguma razão», deixamos de apresentar, pelo menos por agora. São espetáculos que de momento estão em repouso, a descansar...
 

​Res publica (2010)

a caricatura ao serviço da tristeza pública

No seguimento do seu trabalho anterior sobre a história de Portugal, nomeadamente a história de “Inês de Castro”, “Padeira de Aljubarrota” e mais recentemente “A Ver Navios no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” a companhia S.A.Marionetas dá continuidade a este ciclo abordando o tema da República.
Nesta produção mantém-se a preocupação de relatar os acontecimentos históricos, tanto a nível político como a nível social, utilizando para o efeito marionetas de fios.
A construção das marionetas é inspirada na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro, criando assim personagens que são caricaturas vivas que representam os intervenientes dos acontecimentos que culminaram na revolução de 1910.
Bordalo Pinheiro e sua personagem mais famosa Zé Povinho encontram-se para, em conversa animada, contarem um ao outro os acontecimentos que levaram à implantação da República. Bordalo faleceu antes de tudo acontecer, mas o seu Zé vai-lhe contar como tudo aconteceu. Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos.
Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.

(Espetáculo proposto para as comemorações nacionais do centenário da República)

​A Ver Navios

no reinado de D.João VI e Carlota Joaquina (2008)

1807, novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação.
No gabinete, D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem de decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu, contando com o apoio dos «sempre presentes e velhos aliados» Ingleses.
Assim tem início o espetáculo que conta a grande aventura de D. João VI
e de toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi.
O elenco conta com 22 marionetas de fios.

​​​​​​​​​​​​​​​​​Espetáculo integrado nas comemorações dos 200 anos Portugal / Brasil

Ficha Artística​

Texto Original: Sofia Vinagre, José Gil, Natacha Costa Pereira e Rui Sousa
Direção de Manipulação: José Gil
Construção das Marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira
Figurinos dos Marionetistas: Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre e Rui Sousa
Contra-regra: Rui Sousa
Pintura dos Cenários: Natacha Costa Pereira
Estruturas Cénicas: José Gil
Músico (Guitarra Portuguesa): Rui Sousa
Música Original: Rui Sousa
Pesquisa: Sofia Vinagre e  Natacha Costa Pereira
Coprodução: S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça

​Por este rio acima (2014)

 

A S.A.Marionetas pretende com esta criação homenagear duas obras-primas da cultura portuguesa — A Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, e o disco Por este rio acima, de Fausto Bordalo Dias — através do teatro de marionetas, seguindo para isso a linha ideológica de criação do próprio Fausto e convergindo a tradição com a modernidade. Pretendemos construir uma matéria visual em torno da audição deste disco, cruzando diferentes técnicas e linguagens performativas. Ouvir, Ver e Sentir é a proposta.

Ficha Artística

Direção Artística e Encenação: José Gil, Natacha Costa Pereira e

Sofia Olivença Vinagre

Música original: Fausto Bordalo Dias

Manipulação: Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil

Marionetas: Sofia Olivença Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira

Marionetas de Vidro: Joana Silva e Jérémy Carvalho / CENCAL

Cenografia: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Manipulação Digital e Desenho em Tempo Real: Natacha Costa Pereira

Figurinos: Sofia Olivença Vinagre

Estruturas Cénicas: José Gil

Classificação: Maiores de 12 anos

Apoios: Governo de Portugal / Secretaria de Estado da Cultura / DGArtes, Câmara Municipal de Alcobaça, CENCAL, Fundação Calouste Gulbenkian, UNIMA-Portugal, ESDICA.

O Rei Azarado (2014)

 

Um menino torna-se rei com apenas treze anos! Coitadinho... fraco, débil e sem poder de liderança, casa com a sua prima sem nada dizer ao papa! Já o irmão Afonso era destemido e forte e, por todos os meios, vai tentar arrancar o trono ao irmão. Pobre menino, que, apesar de tudo, lá vai conseguindo reinar com o apoio da sua mulher. Mas Afonso, ávido de poder, vai conseguir os seus intentos, levando o irmão ao exílio em Toledo!

Ficha Artística

Texto Original e Encenação: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil 

Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
​Duração: 20 minutos

Classificação: todas as idades

 

Espetáculo itinerante para espaços exteriores ou  interiores 

O Gordo Afonso (2013)

 

Afonso II, D. Teresa, D. Sancha e D. Mafalda preparam-se para ouvir o testamento de seu pai, D. Sancho I. Mas eis que o mesmo traz surpresas e discórdia! As manas não pagam, o mano zanga-se e tenta pôr ordem no reino! Mas... clero e nobres também não gostam das novas disposições! Ainda assim, D. Afonso reinou e deixou o primeiro documento escrito em língua portuguesa!

Ficha Artística

Texto Original e Encenação: Natacha Costa Pereira,  José Gil e Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
Duração: 20 minutos

Classificação: todas as idades

 

Espetáculo itinerante para espaços exteriores ou  interiores 

 

​AMIGO (2011)

 

A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta a sua mais recente produção, AMIGO, um original de José Gil e Camila Moreira. Depois de em 2007 a S.A.Marionetas ter coproduzido com a CêDêCê - Companhia de Dança Contemporânea o espetáculo A Caixa de Pandora, agora volta a juntar a dança contemporânea e o teatro de marionetas num espaço despido, onde se descobre um dos valores mais bonitos que se pode ter entre dois seres – a amizade. AMIGO é o realizar de um desejo antigo entre os dois protagonistas (José Gil e Camila Moreira), onde se pretende fundir, de uma forma nunca antes vista, estas duas formas de arte, levando assim a uma abordagem narrativa onde as palavras são substituídas pela música e pelo movimento.

AMIGO pode ser o mais belo, mas ao mesmo tempo o mais arriscado espetáculo que alguma vez fizemos, pois estamos a trabalhar com uma marioneta com 15 fios ao vivo num palco com uma bailarina, onde tudo pode acontecer: como no circo que o público vai ver se o artista «cai», aqui é mais se os artistas se «enrolam».

J.G. / C.M.

Ficha Artística

Original: José Gil e Camila Moreira

Bailarina: Camila Moreira

Marionetista: José Gil

Coreografia: Camila Moreira

Construção da Marioneta: José Gil

Figurino da Marioneta: Maria Luisa Valbom Gil

Figurino da Bailarina: Maria Luisa Valbom Gil

Estruturas Cénicas: José Gil

Música: Audible Architecture e Daniel Bernardes

Fotografia: Sofia Vinagre

Apoio: Academia de Dança de Alcobaça

Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

​GÉNESIS (2009)

Auto da Criação + Retábulo do Juízo Final

Esta trupe de bonecreiros prometeu ao seu benfeitor, Dom Pero Paes Pereira, homem bom e de muita fé, contar as histórias de que ele mais gostava, utilizando a sua arca tumular. Este bom homem não quis utilizar, para seu repouso final, esta bela obra de arte em pedra calcária, deixando-a assim em testamento a esta trupe itinerante de bonecreiros, que recriaram o «Auto da Criação» e o retábulo do «Juízo Final» conforme o seu desejo. As «funções» retratam uma alegoria da criação do mundo com Adão, Eva, o fruto proibido e, claro, a Serpente, bem como o retábulo do Juízo Final, onde os pecadores irão para o Inferno e os homens bons irão para o Céu. Mas esse juízo será feito por todos aqueles que assistirem a estas funções.

Ficha Artística

Original: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Rui Sousa

Encenação: Rui Sousa, José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Construção das Marionetas: Rui Sousa, José Gil

Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil, Rui Sousa

Pesquisa: Sofia Vinagre

Costureira: Maria Luísa Gil

Música Original: Rui Sousa  

Esculturas: Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre

Estruturas Cénicas: José Gil e Rui Sousa

Fotografia: Sofia Vinagre, João Costa

Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

​T UB I C (2005)

 

"TUBIC é uma animada conversa sem palavras entre os marionetistas e o tubista virtuoso Sérgio Carolino. As figuras simples de esponja apresentam uma série de sketches que são, no seu conjunto e individualmente, cativantes e encantadores.

As marionetas são deliciosas e prometemos que nunca antes ouviu tuba tocada desta maneira. Quer seja um apreciador de música, de marionetas ou de ambos, este espetáculo vai certamente deixá-lo a sorrir."

Clive Chandler

Diretor do festival Dynamics — International Puppet Festival, Birmingham, England

Ficha Artística

Ideia original e encenação: José Gil e Sérgio Carolino

Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Formato: Espetáculo sem palavras

Duração: 45 minutos

Classificação: Maiores de 4 anos

Espaço: Para sala com caixa negra

​A Culpa foi da Inês (2005)​ 

 

A Companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espetáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica numa perspetiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas. O elenco conta com meia centena de marionetas.

«Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e contra a peste por todo o lado… O Rei, o bravo

D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho. Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí não iria, certamente, haver problemas…»

Espetáculo integrado nas Comemorações Nacionais do Ano Inesiano.

Ficha Artística

Original: Sofia Vinagre, José Gil e Jaime Leão

Encenação: José Gil

Manipulação: José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre

Marionetas: José Gil

Cenografia: Alexandre Pring

Figurinos e Adereços: Sofia Vinagre e Maria Luísa Gil

Pesquisa: Sofia Vinagre e Jaime Leão

Música Original: Pedro Marques e João Frazão

Fotografia: Joaquim Pesqueira

Coprodução: Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês e

S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Logótipo da companhia S.A.Marionetas
Logótipos dos apoios institucionais e à estrutura

Agora já pode fazer o seu donativo à S.A.Marionetas através do PayPal 

Botão de doação

...página em permanente atualização...

todos os conteúdos estão protegidos pelos direitos dos autores - s.a.marionetas © 1997 

Este site utiliza cookies essenciais para o seu funcionamento. Ao continuar a navegar, concorda com a nossa Política de Privacidade.

bottom of page