top of page
numeros 2023.jpg

S.A.Marionetas em números 2023

No ano de 2023 viajámos de carro e avião cerca de 76.236 km em Portugal e pelo mundo!

 

8 Países - 52 localidades - 116 apresentações – 1 prémio internacional – 4 livros – 2 exposições

O ano de 2023 foi um ano de grandes viagens e aventuras!

Apresentámo-nos em 52 localidades com 116 apresentações em 8 países: Espanha, França, Itália, Hungria, Turquia, Sérvia, China e Portugal.

Editamos 4 livros: 3 volumes da coleção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A.Marionetas: Vol. I Inês de Castro, Vol. II D. Sancho I – O Azarado e Vol. III Teatro Dom Roberto pelas mãos do palheta José Manuel Valbom Gil e, o grande livro (360 páginas) biográfico da companhia, S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco. Uma edição da S.A.Marionetas, com o apoio da República Portuguesa/DGArtes, Município de Alcobaça, FEDIMA, Crédito Agrícola e UNIMA Portugal.

No 30th International Festival of Children´s Theatres, em Subotica/Sérvia, recebemos o prémio "Acting/Manipulation Skills".

Os nossos marionetistas/construtores orientaram 2 formações de construção e manipulação de marionetas.

2023 Destaca-se pelas grandes digressões! Estivemos em Espanha, França, Itália, Hungria, Turquia, Sérvia, Madeira e China. Apresentamos 2 exposições no Armazém das Artes em Alcobaça: Os bonecos gigantes do espetáculo Lúmen e Avenida Q todas as marionetas do musical. A participação na Cabaltada de Reyes em Burgos/Espanha com 60.000 pessoas a assistir deu nos alento logo no início do ano.

O convite para participar na Homenagem Miguel Pino, 100 anos do seu nascimento (criador da personagem Peneque em Espanha) foi motivo de grande honra!

A colaboração com a associação Picada Cultural na criação da marioneta lince ibérico “Urania” para a Proactivetur e ICNF com ações de sensibilização junto das populações para fomentar o acolhimento do Lince Ibérico de volta ao seu território é um projeto para continuar e muito especial para a companhia.

Apresentar o espetáculo Lúmen uma história de amor em Ovar no festival FIMO foi mais uma vez uma experiência única! Obrigado a todos os envolvidos.

Em maio, fomos convidados pela banda Coldplay para manipular marionetas da banda The Weirdos da Jim Henson Company, num estádio cheio de 50.000 pessoas por dia durante 4 dias! Não temos palavras para descrever esta experiência que nos deixou com um orgulho gigante e sentido de reconhecimento pelo trabalho feito até hoje!

Participamos na programação do Espaço Cultural Mãozorra, na III Feira Ibérica de Teatro no Fundão, Festival Marionnet'Ic - França, Immagina Festival – Itália, Festival de Títeres de Cádiz – Espanha, 10th Theatre Olympics / World Festival of Puppets – Hungria, POPular INATEL, Festival Ei! Marionetas –  Gondomar, Música e Tradição INATEL, 24th International Istambul Buyukçekkmece Culture and Art Festival –  Turquia, 2º Encontro do Teatro Tradicional Dom Roberto - É Só Palheta!! - Agualva, 2º Art’INRUA – Festival Internacional de Artes de Rua de Tomar, Jornadas de Cultura - Glória do Ribatejo, Festival Mariofa –  Funchal, 7th Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival, 1st International Excellent Puppetry Presentation – China, Festival Foliazinho '23 –  Lousada, MIA - Mediação Interativa Artística | Imaginar do Gigante –  Cortegaça e ainda para terminar o ano, estaremos no Histórias com fio no centro de artes e criatividade de Torres Vedras, entre outros teatros e espaços culturais.

Em outubro organizámos a 26ª edição do festival Marionetas na Cidade em Alcobaça com uma adesão de público incrível que esgotou praticamente todas as sessões de todos os eventos do festival. Obrigado a todos os que ajudaram a realizar esta edição: Câmara Municipal da Alcobaça, União de Juntas de Freguesias Alcobaça e Vestiaria, Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, Armazém das Artes, Força de Produção, Museu da Marioneta, Pensão Corações Unidos, Hotel Santa Maria, Tasca o Zé da Loja.

Reativamos a loja na página web da companhia com todas as nossas edições - https://www.samarionetas.com/loja

Ainda agradecer à Fundação Oriente pelo apoio na digressão à China e aos patrocinadores da edição do livro S.A.Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco: República Portuguesa / DGArtes Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Alcobaça, FEDIMA Tyres, CA Crédito Agrícola, Unima Portugal. Um agradecimento especial ao Manuel Leiria e à Andreia Silvano por nos terem ajudado a realizar este livro que demorou 25 anos a encher de memórias.

Resta-nos agradecer aos milhares de pessoas que viram as nossas apresentações este ano. É impossível conseguirmos um número certo pois muitas das nossas produções são realizadas em espaço aberto. Ainda assim gostamos de fazer este cálculo todos os anos... Para este ano, o número é de aproximadamente 13.230 espectadores.

Para o ano continuaremos com novos projetos e aventuras, mas sempre, sempre a trabalhar para o boneco!

S.A.Marionetas

José Gil

Natacha Pereira

Sofia Vinagre

bottom of page