Outros Projectos

2008

TEMPESTADE

Encenação,Construção de Marionetas e Cenários. Apoio à Manipulação e Manipulação.

 Ao longo de vários meses, para tornar possível a estreia de Tempestade, as companhias trabalharam nos dois países desenvolvendo novas técnicas de teatro de sombras a uma escala cinematográfica, usando marionetas de vidro, areia e água, projectando as sombras pela movimentação de pontos de luz num ecrã de 7m x 5m.
   Em simultâneo, em Portugal, designers e mestres vidreiros da mundialmente conhecida Atlantis Crystal (Cós) e do Crisform (Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria – Marinha Grande) criaram as marionetas para Tempestade.
   Uma ecléctica instrumentação está a ser utilizada pelos músicos-compositores, inglês e português, para criar a música que guia o espectáculo, e que inclui taças de cristal com e sem água, carrilhão e vibrafone de vidro guitarras eléctricas e acústicas, sons manipulados por um “granulador” (programa informático) e saltério – uma espécie de harpa medieval. A maior parte destes instrumentos - em vidro, madeira/cordas e Perspex – foram concebidos de forma a criarem impacto tanto quando projectados bem como quando tocados. 
   “Tempestade” é fiel às temáticas abordadas na peça “The Tempest” de Shakespeare mas é no essencial um espectáculo não verbal. Apesar de apresentar fragmentos de linguagem poética, a história é contada com imagens e sons. Com a mistura de Shakespeare, teatro visual original, teatro de marionetas e de sombras, manipulação de objectos, música tradicional e contemporânea, Tempestade destina-se a um público adulto e jovem (maiores de 9 anos).

 Criação

   A ideia para o Theatre of Glass surgiu em 2007 pela S.A.Marionetas de Portugal e a PuppetLink do Reino Unido, cujos directores artísticos – José Gil e Clive Chandler – foram inspirados pela possibilidade de criar teatro de sombras pela da projecção de luz através de vidro. Com colaboração dos artistas do Crisform a da Atlantis Crystal em Portugal, esta ideia concretizou-se na inovadora produção de Tempestade. 
  Da mesma forma que apresenta técnicas experimentais de teatro de sombras, Tempestade, apoia-se na música original para criar a sua história e dinâmica. Os nossos talentosos compositores/músicos estão a criar a música com instrumentos tradicionais, som manipulado informaticamente, assim como com instrumentos criados especificamente para esta produção – taças e carrilhão de cristal, vibrafone de vidro e saltério de duplo cordame.

   Um agradecimento especial a Janine Christley do Festival Internacional do Vidro de Stourbridge, pelo encorajamento e incentivo para este trabalho, e a Catarina Carvalho do Museu do Vidro da Marinha Grande.

 

 

Theatre of Glass

Director Artístico: Clive Chandler
Direcção de Manipulação: José Gil
Produtores: Sally Rew e Sofia Vinagre
Músico-compositor: Edward Briggs
Músico: Hugo Trindade
Actores-Manipuladores: Marcus Fernando, José Gil, Tina Hofman, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre
Design de Ariel: Hugo Amado - Atlantis Crystal
Artistas vidreiros: Nelson Dinis, Rita Barata, Joana Silva - Crisform
Criação de Marionetas: José Gil
Técnico de Iluminação: Jim Duncombe
Técnico: Chris Cuthbert
Vitrais: Rachel Elliott
Ilustrador: John Crane
Saltério: Paul Baker
Vibrafone de vidro: Jim Doble - Elemental Design
Estudantes de música : Michael Hukins, Sarah Price
Fotografia: Marcus Fernando
Co-Produção : S.A.Marionetas e PuppetLink

   “Tempestade” tem o apoio de Arts Council England Lottery - Calouste Gulbenkian Foundation - PRS Foundation - Instituto Camões - Câmara Municipal de Alcobaça - Câmara Municipal da Marinha Grande - Museu do Vidro da Marinha Grande - Crisform – Altantis Crystal – TFT . Teleinformática – Ad-Lib Aluguer Som e Luz - William A Cadbury Charitable Trust - The Sir Barry Jackson Trust 

Agradecimentos: à Direcção da PuppetLink Ltd; Hagley Catholic High School; Cine-Teatro de Alcobaça; Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça

Tempestade_Cartaz.jpg

S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, TEM O APOIO de:

todos os conteúdos estão protegidos pelos direitos dos autores - s.a.marionetas © 1997 

...página em permanente actualização...